Vivemos uma era de intensa disputa por atenção nas redes sociais.
Na busca incessante por visibilidade, muitos criadores de conteúdo acabam postando apenas por postar, preocupando-se mais com a quantidade do que com a qualidade do material. Isso leva à criação de materiais sem propósito, que muitas vezes não se conectam com o público.
Nesse cenário, se destacar requer mais do que simplesmente estar presente: é preciso criar conteúdo com intenção, propósito e uma estratégia clara, que vá além do “mais do mesmo” e realmente gere valor.
Em uma estratégia de marketing, definimos com quem iremos nos comunicar (as personas), como vamos nos comunicar (a linguagem), porquê produzir o conteúdo (objetivos), onde ele será divulgado (canais) e o que será divulgado (o conteúdo propriamente dito).
Como produzir um conteúdo que conecta sem fazer uma investigação das principais dores e dúvidas da audiência? Do que as pessoas têm, de fato, curiosidade em saber?
Como produzir um conteúdo sem considerar os diferenciais, a trajetória, o tom de fala? Conteúdo impessoal, do tipo “receita de bolo”, é mais do mesmo: não conecta.
E é por isso que o primeiro passo, antes de qualquer divulgação, é fazer uma análise aprofundada de todos esses aspectos, mapeando as ações necessárias para garantir resultados mais assertivos e eficazes nas redes sociais.